Por Favor aguarde...
Ambiente
Imprimir    

Expansão do Metro de Lisboa: Mais 38 estações até 2020

Expansão do Metro de Lisboa: Mais 38 estações até 2020

 O Metropolitano de Lisboa está em obras desde o ano passado, para a
criação de uma nova linha. Agora é tempo para balanços. Além da nova linha, o Governo prevê um aumento de 29 quilómetros na rede, num total de mais 30 novas estações até 2020.


O que é novidade é que a Câmara Municipal de Lisboa, ontem, em sessão camarária, aprovou a proposta que reivindica mais uma bifurcação na Linha Vermelha e a criação de uma linha de Metro Ligeiro na Baixa de Lisboa. Assim, se a proposta seguir em frente, os custos previstos pelo plano do Governo, no valor de 2,5 mil milhões de euros devem aumentar.

A proposta da Câmara assenta numa ideia de "uma linha de Metro Ligeiro, que faça circular pela Alta de Lisboa, Ameixoeira, S.Francisco de Assis e Quinta das Mouras", acrescentando mais oito novas estações na Alta da cidade.

Além das alterações previstas para a expansão de toda a rede do Metro, a maior será a que unirá o Oriente ao actual Aeroporto (linha vermelha).

Espera-se ainda a resposta do do Metro de Lisboa à proposta da Câmara de Lisboa. Recorde-se que a Câmara Municipal de Lisboa perdeu recentemente o assento nas decisões do Metro de Lisboa. Facto criticado na sessão camarária de ontem: "Durante décadas a Câmara Municipal de Lisboa esteve arredada do planeamento da rede de metro que serve a cidade com as consequências negativas que daí resultaram".

A rede do Metro de Lisboa, tem actualmente cerca de 38 km. Com as novas expansões previstas pelo Governo a tornarem-se realidade, a rede ficará com um total de 66,7 km.


03-09-2009

 

Fechar