Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Qual a importância que dá à ecologia no dia-a-dia?

Ver Resultados

Rede de abastecimento de carros eléctricos

Rede de abastecimento de carros eléctricos

Mobi-e: Governo apresenta Programa para a Mobilidade Eléctrica.
Criar uma rede de abastecimento de veículos eléctricos é o objectivo a alcançar na fase piloto, que durará até 2011.


 

Foi ontem apresentado pelo Governo o Programa para a Mobilidade Eléctrica, uma rede de abastecimento de veículos eléctricos, que criará uma rede nacional de mobilidade eletrica que possibilita o abastecimento de carros eléctricos.

A rede nacional de mobilidade eléctrica, uma das primeiras da Europa, prevê 320 locais de abastecimento de carros eléctricos em 2010 e 1.300 daqui a dois anos. Na fase piloto, que durará até 2011, a rede para a Mobilidade Eléctrica (Mobi-e) é constituída por um conjunto de 21 municípios.

A rede piloto para a mobilidade eléctrica será compatível com todas as marcas de veículos eléctricos e acessível em locais como parques de estacionamento público, centros comerciais, bombas de gasolina, hotéis, aeroportos, garagens particulares e nas vias públicas dos municípios.

A Mobi-e vai contar com:
- Pontos de carregamento lento -com duração de 6 a 8 horas, que permite o aproveitamento da energia eólica produzida durante a noite; e
- Pontos de carregamento rápido - 20 a 30 minutos, para carregamentos feitos durante o dia.

O posto de carregamento foi desenvolvido e concebido por um consórcio de empresas nacionais liderado pela Efacec e envolvendo também a EDP Inovação, a Novabase, a Critical Software e o CEIIA, o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria da Mobilidade.

Como não podereria falta, no âmbito deste projecto, o Governo e os municípios da rede piloto criaram mecanismos para incentivar a aquisição e utilização de veículos eléctricos (VE). Estes incentivos passam por:
- Isenção de ISV (Impostos sobre Veículos) e IUC (Imposto Único de Circulação);
- Deduções fiscais na aquisição de VE (IRS para particulares e IRC para empresas); e
- Incentivos ao abate de veículos em fim de vida quando trocados por VE.

E ainda: Os veículos eléctricos terão prioridade na circulação em vias de alta ocupação e terão acesso a zonas preferenciais de estacionamento nos centros urbanos.

Os 21 municípios:
Guarda, Faro, Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Sintra, Évora, Castelo Branco, Loures, Porto, Lisboa, Almada, Leiria, Coimbra, Setúbal, Beja, Aveiro, Torres Vedras, Santarém, Cascais e Gaia.



O primeiro carro eléctrico a circular em Portugal será um Nissan, já testado pelo primeiro ministro, José Sócrates, veja o vídeo:




30-06-2009
Notícias por mês:  
 
Votar

 
comments powered by Disqus