Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Qual a importância que dá à ecologia no dia-a-dia?

Ver Resultados

ZMAR - O primeiro Eco camping Português

ZMAR - O primeiro Eco camping Português

Aquecimento global, efeito de estufa, emissões de carbono, energias alternativas, reciclagem e consciência ecológica, são tudo expressões que já nos habituámos a ouvir e que por sinal, estão cada vez mais entranhados na consciência colectiva.
 

Individualmente, as pessoas procuram fazer o melhor para o planeta, à medida das capacidades, e esta mentalidade está agora a passar para a escolha do local onde passar férias. Isto sente-se sobretudo no aumento da procura de «marcas verdes» e de empreendimentos que aderem a este conceito.
 

É neste âmbito que surge um (retenho o «mais» para mais tarde) empreendimento no Alentejo, mais precisamente na Zambujeira do Mar, concelho de Odemira.
E sim, é mais (cá está ele) um parque de campismo, é mais (olha outro) um resort, mas é também e sobretudo, o primeiro empreendimento assumidamente ecológicozmar01.jpg

No Zmar - Eco Camping Resort nada foi deixado ao acaso, desde o design enquadrado na paisagem da região, ao aproveitamento energético e consciência ambiental sem descurar nunca, o conforto e o bem estr dos visitantes.
 

A abertura do espaço está prevista apenas para Junho deste ano mas as reservas estão já abertas e, tanto quanto apurámos, estão já na casa dos milhares. E as expectativas são altas para este resort de cinco estrelas.
 

Para além das atracções - um Parque Aquático com uma piscina de 100 metros de comprimento e uma outra com ondulação; uma Zona Desportiva com ginásio e muitas actividades viradas para o aproveitamento da natureza e do espaço envolvente; uma Zona de Bem-Estar com massagens e actividades «relax» - o Zmar irá certamente destacar-se pelos «detalhes ecológicos».
 

Neste aspecto, quase que se pode dizer que «nada se desperdiça, tudo se transforma»! Espalhados pelos 81 hectares estarão Zvillas, chalets, um hotel móvel, alvéolos e espaços para caravanas. Estão a imaginar o lixo e o consumo de água e electricidade? Pois é aqui que o Zmar marca novamente a diferença.

 
E esta diferença começa logo pelos materiais de construção e pelo aproveitamento dos recursos naturais. O uso da madeira como matéria prima privilegiada impede a permeabilização do solo e ajuda a diminuir o uso do ar condicionado deviso ao melhorado isolamento. A utilização da energia solar é bastante visivel, com paneis fotovoltáicos, alimentando toda a iluminação do parque, diminuindo assim o recurso à rede zmarpiscina.jpgeléctrica pública.

 
Claro que num resort desta envergadura o aquecimento das águas representa um importante gasto, o qual será resolvido através da utilização de energia solar térmica. O Zmar terá ainda a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que será responsável pelo tratamento de toda a água do resort e, sendo por membranas (a primeira doméstica em Portugal), culmina na redução imediata nos níveis de bactérias na água, ficando mais limpa e reduzindo ainda o risco de contaminação da flora e fauna marinha.
 

O lixo, que será em largas toneladas, não foge a esta consciência: os restos dos restaurantes servirão para alimentar os animais serão transformados em adubos, através do método de combustão. 
 

Quanto ao lixo não orgânico, o Zmar estabeleceu  contrato de serviços com uma empresa que ficará responsável pela recolha e reciclagem do papel, cartão, PET, latas, e vidro. Dentro do empreendimento haverá ainda um espaço com cerca de 1000 m2, onde será feita a a separação prévia dos resíduos e a compostagem do lixo orgânico.


  • Energias Alternativas e Renováveis

    Esta secção transmite a informação sobre as alternativas às energias de origem fóssil, que já existem nos nossos dias. Vai-se dar a conhecer aqui um pouco sobre estas formas não poluentes e renováveis que em tanto podem melhorar o nosso ambiente.

  • Alimentos transgénicos

    Hoje fala-se muito de produtos transgénicos. Para se entender melhor, apelidam-se de transgénicos os alimentos geneticamente alterados em laboratório.

    Esta transformação dá-se para se tornarem mais resistentes a pragas, baixas ou altas temperaturas e herbicidas, aumentando assim a sua produção.

  • Agricultura biológica

    A agricultura biológica recupera a forma mais tradicional de produção agrícola.

  • Al Gore: Uma Verdade Incoveniente

    Este é um documento baseado na apresentação de Al Gor e e no filme An Inconvinient Truth  sobre as alterações climáticas e o aquecimento global, que permite espalhar a mensagem e ensinar as formas simples e eficazes que todos têm ao seu

  • Quercus enumera 7 pecados ambientais de...

    A Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza, anunciou, no dia da Terra, os 7 pecados ambientais com que Portugal se depara. Identificados como pecados de insustentabilidade, estes são os principais problemas relacionados com o ambiente que Portugal apresenta. 

  • Ambiente e Vegetarianismo de mãos dadas

    Saiba como o consumo de carne vermelha é prejudicial ao ambiente.

  • 15 dicas ecológicas - passo a passo, muda-se o...

    Ajudar o ambiente não é uma tarefa fácil, mas adoptando pequenos passos, no quotidiano, já pode estar a contribuir. Existem milhares de dicas que pode seguir. Veja aqui alguns: 1- Desligue os aparelhos electrónicos. Mas desligue mesmo. Ao

  • Férias: 6 destinos ecológicos em Portugal

    Existe em Portugal vários hotéis "green" ou ecológicos à espera da sua visita! Se você gosta de fazer férias e quer ser amigo/a do ambiente, pode juntar o útil ao agradável. Veja aqui algumas das sugestões: 1 - ZMar Eco-Camping Resort & Spa , em

  • COP15: Copenhaga 2009

    Será na Conferência de Copenhaga que grandes decisões serão tomadas em relação ao rumo a seguir na causa ambiental: as medidas a ser tomadas, os orçamentos de que os países dispõem para aplicar as medidas, respeitando as novas regras, que renovarão o Protocolo de Quioto.
    Siga de perto a conferência, aqui.


  • Casas em Madeira

    As casas de madeira são o tipo de construção mais ecologicamente correcta.


    Conheça aqui todas as características e vantagens de uma construção em madeira, a cem por cento, ou apenas uma parte.


    Saiba como as casas de madeira podem ajudar a melhorar o seu bem estar e a sua saúde.




 
Votar
 

 
comments powered by Disqus