Por Favor aguarde...
Ambiente
Imprimir    

Deslocação de plataforma de gelo vai aumentar o nível do mar

Deslocação de plataforma de gelo vai aumentar o nível do mar

No passado dia 5, deu-se o rompimento da ponte que ligava a plataforma Wilkins à Antárctida. Consequência do aquecimento global, este fenómeno vai provocar um aumento no nível da água.  


A ligação que juntava a Plataforma de Wilkins à Antárctida deslocou-se e abriu caminho para os glaciares conseguirem chegar até à água. Este fenómeno irá originar uma subida do nível do mar e deu-se mais depressa do que os cientistas previam. Este é o último acontecimento provocada pelo aquecimento global.


Esta alteração ambiental ocorreu no passado domingo, dia 5, e apesar de a estrutura estar a perder tamanho desde 1990, a separação da plataforma só era esperada daqui a vários anos.


Gonçalo Vieira, geógrafo, explica que com este rompimento desaparece a única barreira que impedia a passagem dos glaciares terrestres à água, levando assim a uma subida do nível do mar. O especialista salienta também os efeitos do aquecimento global, e das suas repercussões que irão continuar, tente ou não o Homem alterar a situação.


Lúcio Cunha, geógrafo da Universidade de Coimbra, minimiza a situação, garantindo que “nem toda a Antárctida está a perder gelo”, e defende que muitos destes acontecimentos têm causas naturais e que podem não ser implicações do aquecimento global.


Não obstante esta posição, Lúcio Cunha reconhece que o Homem tem de parar de poluir, assim como reduzir o consumo de combustíveis fósseis.


A plataforma de Wilkins encontra-se agora à deriva, tendo uma dimensão semelhante à da Jamaica, e irá flutuar pelo oeste do pólo.


07-04-2009

 

Fechar