Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Qual a importância que dá à ecologia no dia-a-dia?

Ver Resultados

Deslocação de plataforma de gelo vai aumentar o nível do mar

Deslocação de plataforma de gelo vai aumentar o nível do mar

No passado dia 5, deu-se o rompimento da ponte que ligava a plataforma Wilkins à Antárctida. Consequência do aquecimento global, este fenómeno vai provocar um aumento no nível da água.  


A ligação que juntava a Plataforma de Wilkins à Antárctida deslocou-se e abriu caminho para os glaciares conseguirem chegar até à água. Este fenómeno irá originar uma subida do nível do mar e deu-se mais depressa do que os cientistas previam. Este é o último acontecimento provocada pelo aquecimento global.


Esta alteração ambiental ocorreu no passado domingo, dia 5, e apesar de a estrutura estar a perder tamanho desde 1990, a separação da plataforma só era esperada daqui a vários anos.


Gonçalo Vieira, geógrafo, explica que com este rompimento desaparece a única barreira que impedia a passagem dos glaciares terrestres à água, levando assim a uma subida do nível do mar. O especialista salienta também os efeitos do aquecimento global, e das suas repercussões que irão continuar, tente ou não o Homem alterar a situação.


Lúcio Cunha, geógrafo da Universidade de Coimbra, minimiza a situação, garantindo que “nem toda a Antárctida está a perder gelo”, e defende que muitos destes acontecimentos têm causas naturais e que podem não ser implicações do aquecimento global.


Não obstante esta posição, Lúcio Cunha reconhece que o Homem tem de parar de poluir, assim como reduzir o consumo de combustíveis fósseis.


A plataforma de Wilkins encontra-se agora à deriva, tendo uma dimensão semelhante à da Jamaica, e irá flutuar pelo oeste do pólo.


07-04-2009

  • Economia Verde e Emprego Verde são o Futuro

    A crise económica tem implícita um futuro mais verde e com mais emprego. As alterações no clima vão obrigar o surgimento de novas áreas de negócios, o que se irá traduzir na criação de mais emprego. 

  • Telemóvel já funciona a energia solar

    A marca japonesa Sharp lançou um telemóvel que se carrega através da energia solar. Este novo modelo para além de ser amigo do ambiente e reduzir a emissão de dióxido de carbono também é mais resistente que os aparelhos tradicionais. 

  • Comemora-se hoje o dia da Terra

    Celebra-se hoje um pouco por tudo o mundo o dia da Terra. Com o objectivo de promover o ambiente e a preservação da Terra, Portugal deixa passar este dia quase despercebido. As actividades efectuadas são, regra geral, de carácter escolar. 

  • Máquina de lavar roupa a energia solar

    Nova Hot & Cold, permite usar água aquecida pela energia solar e poupar em 50% a consumo de energia das máquinas de lavar roupa. 

Notícias por mês:  
 
Votar

 
comments powered by Disqus