Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Qual a importância que dá à ecologia no dia-a-dia?

Ver Resultados

Primeira Estação Biológica em Portugal

Primeira Estação Biológica em Portugal

A primeira Estação Biológica em Portugal vai surgir no Alentejo, no concelho de Mourão, onde antes era o posto fronteiriço da Guarda-fiscal, promovendo e investigando a área classificada como património natural.


Esta Estação pioneira em território nacional vai nascer em plena Rede Natura 2000, zona actualmente protegida para Aves Moura, Mourão e Barrancos. Tem previsão de abertura para 2009, com um investimento superior a 1milhão de euros, em remodelações e adaptações do antigo posto da Guarda-fiscal.


Carla Janeiro da CEAI, Centro de Estudos de Avifauna Ibérica, com sede em Évora, explicou à Lusa, que «é um projecto pioneiro em Portugal, com o objectivo de sensibilizar ambientalmente e promover a investigação sobre a biodiversidade que existe nas localidades da Zona de Protecção Especial em Moura, Mourão e Barrancos».


«É uma ideia inovadora, sem igual em território nacional, onde se privilegia a investigação sobre o património natural. Há outros projectos similares na Europa, como em Espanha, a Estação Biológica de Doñana.»


A ZPE de Moura, Mourão e Barrancos é um abrigo para éspecies ameaçadas de extinção, como a Águias Imperial, de Bonnelli, o Grou-comum, a Abetarda, o Sisão e o Cortiçol-de-barriga-preta. É ainda um local de ocorrência histórica do Lince-Ibérico, que é actualmente o felino mais ameaçado do mundo.


Este projecto visa assim para além da investigação, educação ambiental, e preservação da biodiversidade, contribuir e dinamizar para uma das áreas mais deprimidas em Portugal e na Europa, a Margem Esquerda do Guadiana.


10-11-2008

Notícias por mês:  
 
Votar

 
comments powered by Disqus