Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Qual a importância que dá à ecologia no dia-a-dia?

Ver Resultados

Agricultura biológica

Agricultura biológica

A agricultura biológica ou também conhecida como orgânica, ou natural, recupera a forma mais tradicional de produção agrícola.


Contrariando a ideia de uma massificação agrícola, esta centra-se essencialmente na qualidade dos produtos, com uma componente ecológica, fomentando o seu equilíbrio e biodiversidade, com o uso de técnicas tradicionais.


Este género tende a manter a qualidade e produtividade do solo e das culturas. É expressamente proibido o uso de quaisquer tipos de químicos, ao invés são usadas técnicas  como a rotatividade nas plantações e preservação dos solos.


É uma base de interacção entre o solo, culturas, animais e pessoas, formando um ecossistema onde todos se influenciam.


Outras técnicas como o uso de estrume, sub-produtos agrícolas, restos orgânicos, minerais, entre tantas outras são também utilizadas, no combate a pragas e adversidades climáticas.


Nesta prática tem de haver um grande «know how» do espaço e do meio em que se irá realizar a exploração, para que seja rentável e sustentável.


Desta forma são dadas formações constantes para esta prática, promovidas por associações como a Associação Portuguesa de Agricultura Biológica.



Passos fundamentais: 


  • Construir e fertilizar o solo -  vendo-o como um organismo vivo e preservando-o. Providenciar os nutrientes necessários ao solo, pois as cultura ao decomporem-se originarão substâncias benéficas para a sua manutenção.


  • Preservar a sua estrutura -  pois sem os «adubos» químicos, o solo fica predisposto à erosão, que pode ser prevenida com a matéria orgânica. A terra irá ganhar mais defesas às condicionantes metereológicas, juntando as técnicas adequadas ao cultivo como a manutenção do nível de acidez do solo entre tantas outras.



Com a Agricultura Biológica garante-se ao consumidor que todos os produtos comercializados respeitam uma conduta ética, no que toca aos comportamentos naturais das espécies.


Existe ainda uma grande regulamentação face a este tipo de agricultura. Os produtos, são utilizados e comercializados com autorização por parte da entidade reguladora – União Europeia, nos quais são usados um rótulo garantido a sua qualidade da produção.


  • Energias Alternativas e Renováveis

    Esta secção transmite a informação sobre as alternativas às energias de origem fóssil, que já existem nos nossos dias. Vai-se dar a conhecer aqui um pouco sobre estas formas não poluentes e renováveis que em tanto podem melhorar o nosso ambiente.

  • Alimentos transgénicos

    Hoje fala-se muito de produtos transgénicos. Para se entender melhor, apelidam-se de transgénicos os alimentos geneticamente alterados em laboratório.

    Esta transformação dá-se para se tornarem mais resistentes a pragas, baixas ou altas temperaturas e herbicidas, aumentando assim a sua produção.

  • Al Gore: Uma Verdade Incoveniente

    Este é um documento baseado na apresentação de Al Gor e e no filme An Inconvinient Truth  sobre as alterações climáticas e o aquecimento global, que permite espalhar a mensagem e ensinar as formas simples e eficazes que todos têm ao seu

  • Quercus enumera 7 pecados ambientais de...

    A Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza, anunciou, no dia da Terra, os 7 pecados ambientais com que Portugal se depara. Identificados como pecados de insustentabilidade, estes são os principais problemas relacionados com o ambiente que Portugal apresenta. 

  • ZMAR - O primeiro Eco camping Português

    Aquecimento global , efeito de estufa , emissões de carbono , energias alternativas , reciclagem e consciência ecológica , são tudo expressões que já nos habituámos a ouvir e que por sinal, estão cada vez mais entranhados na consciência

  • Ambiente e Vegetarianismo de mãos dadas

    Saiba como o consumo de carne vermelha é prejudicial ao ambiente.

  • 15 dicas ecológicas - passo a passo, muda-se o...

    Ajudar o ambiente não é uma tarefa fácil, mas adoptando pequenos passos, no quotidiano, já pode estar a contribuir. Existem milhares de dicas que pode seguir. Veja aqui alguns: 1- Desligue os aparelhos electrónicos. Mas desligue mesmo. Ao

  • Férias: 6 destinos ecológicos em Portugal

    Existe em Portugal vários hotéis "green" ou ecológicos à espera da sua visita! Se você gosta de fazer férias e quer ser amigo/a do ambiente, pode juntar o útil ao agradável. Veja aqui algumas das sugestões: 1 - ZMar Eco-Camping Resort & Spa , em

  • COP15: Copenhaga 2009

    Será na Conferência de Copenhaga que grandes decisões serão tomadas em relação ao rumo a seguir na causa ambiental: as medidas a ser tomadas, os orçamentos de que os países dispõem para aplicar as medidas, respeitando as novas regras, que renovarão o Protocolo de Quioto.
    Siga de perto a conferência, aqui.


  • Casas em Madeira

    As casas de madeira são o tipo de construção mais ecologicamente correcta.


    Conheça aqui todas as características e vantagens de uma construção em madeira, a cem por cento, ou apenas uma parte.


    Saiba como as casas de madeira podem ajudar a melhorar o seu bem estar e a sua saúde.




 
Votar
 

 
comments powered by Disqus