Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Qual a importância que dá à ecologia no dia-a-dia?

Ver Resultados

Biocombustível: energia limpa e renovável

Biocombustível: energia limpa e renovável

Combustíveis com origem biológica são considerados Biocombustíveis, provenientes por exemplo de soja, lixo orgânico, cana-de-açúcar, desde que a fonte não seja fóssil.


São fontes de energias renováveis, existindo actualmente vários tipos de biocombustíveis como o bietanol, biodiesel, biogás, biomassa, biometanol, bioéter, dimetílico, bio-ETBE, bio-MTBE, biocombustíveis sintéticos e bioidrogénio.


Os mais reconhecidos actualmente são o bioetanol, o biogás, o biodiesel e a biomassa.


Biomassa – deriva de materiais orgânicos, o que a torna uma fonte de energia renovável e limpa, sendo o único requisito mínimo para a sua produção organismos que consigam efectuar a fotossíntese, ou que sejam derivados dos mesmos. Estrume, madeira, óleo vegetal e até o próprio lixo são exemplos do que pode ser usado para este biocombustível.

 

O exemplo do lixo é óptimo, pois é uma questão que tanto preocupa os entendidos, na forma como se poderá eliminá-lo visto produzir-se cada vez mais. A sua produção não tem implicações ambientais pois a sua combustão não emite gases prejudiciais para o «efeito de estufa».



Biotenal  – é obtido a partir da biomassa, podendo ser usado directamente como combustível. Etanol é álcool incolor, (conhecido também como álcool etílico) bastante inflamável e solúvel em água e deriva de vários organismos, desde o milho à uva entre tantos outros cereais, sendo produzido da fermentação da sacarose.  É utilizado directamente como combustível, produtos de limpeza, bebidas alcoólicas.



Biogás – produz-se pela mistura de metano natural com o estado gasoso de dióxido de carbono através da sua fermentação. Usa-se essencialmente um equipamento de nome biodigestor anaeróbico, onde se fabrica o metano que é o principal componente de biogás. Mais uma vez a matéria orgânica é o que se utiliza neste processo, e é um óptimo substituto do gás natural derivado de fósseis.



Biodiesel – é o éster de ácido graxo, que se obtém através das reacções químicas de óleos ou de gordura vegetal ou animal, juntamente com álcool e um catalisador. O óleo diesel é assim substituído por completo e com a utilização normal como de um óleo diesel. Actualmente já se vende biodiesel, mas como mistura da energia fóssil.



Veja como fazer biocombustível a partir de óleo usado:


Drive Green:How To Prepare Used Cooking Oil For Biodiesel


  • 7 Dicas para poupar dinheiro em combustível

    As flutuações do preço do petróleo veio apertar os cintos a muitas famílias, que se viram obrigadas a reduzir despesas. Por todo o mundo os preços dos combustíveis dispararam e assistiu-se a uma redução no consumo. Mesmo agora que o preço parece estabilizado, todos procuram formas de poupar dinheiro em gasóleo e gasolina e fazer render o combustível do depósito.

  • 8 dicas para poupar água

    A água, este bem essencial que tanto uso damos e que pouca importância lhe atribuímos.

  • Tenha um casamento amigo do ambiente!

    Se é um/a defensor/a (acerrada) das questões ambientais e casar faz parte dos seus planos de vida, existem cada vez mais casais que aderem aos casamentos ecológicos. Juntar o útil ao agradável: organizar uma festa divertida para celebrar um dia feliz e ajudar o ambiente!


 
Votar
 

 
comments powered by Disqus