Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Qual a importância que dá à ecologia no dia-a-dia?

Ver Resultados

O Ozono e os gases do Efeito de Estufa

O «efeito de estufa» é essencial para o bem-estar do planeta Terra. Este fenómeno passa por captar a energia solar e a sua absorção, tornando a temperatura «amena». A atmosfera tem gases que evitam que esse calor dissipe, que é essencial para a vida humana e preservação da própria Natureza.


Com o crescimento da população mundial, com os avanços tecnológicos e industriais verificou-se um aumento de CO2 na atmosfera, casa dos 25 por cento. Assiste-se a um agravamento deste fenómeno, que dá origem ao aquecimento global, devido ao aumento de gases de efeito de estufa que impedem que o calor emitido pelos raios solares seja liberto para o espaço.


Principais gases que actuam no efeito de estufa:


CO2Dióxido de Carbono – que representa grande parte do efeito de estufa, estimado em cerca de 60 por cento apenas derivado do uso dos combustíveis fósseis.


CFC – Clorofluorcarbono – deriva essencialmente de plásticos e sprays, e actua em grande parte na deterioração da camada de ozono, tendo dez por cento de responsabilidade no fenómeno de efeito de estuda.


CH4Metano – corresponde a cerca de 20 por cento do efeito de estufa, proveniente das lixeiras.


HNO3 – encontra-se em grande escala na decomposição de químicos, como fertilizantes, contribuindo em cerca de 5 por cento para o efeito de estufa.


O3Ozono – deriva basicamente do progresso do Homem, no que diz respeito à poluição, e os exemplos são vários, desde as fábricas aos automóveis.



VideoJug: Ozone And Greenhouse Gases


  • Aquecimento Global

    O que significa Aquecimento Global? Como acontece? O que provoca? A nossa mão no Aquecimento global e como podemos contribuir para diminuir este efeito a longo prazo? São perguntas que os mais conscientes colocam e que aqui tentamos responder.

  • Combustíveis Fósseis e Poluição

    Existem três grandes tipos de combustíveis fósseis como o carvão, petróleo e o gás natural. O nome fóssil surge pelo tempo que demora à sua formação, vários milhões de anos. Estes recursos que agora se utilizam foram formados à 65 milhões de anos.


 
Votar
 

 
comments powered by Disqus