Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Qual a importância que dá à ecologia no dia-a-dia?

Ver Resultados

Energia Solar

Energia Solar

O que é a energia solar?

Existe ainda muita confusão quanto às várias formas de recolha da abundante e limpa energia do Sol.

A energia solar pode ser recolhida sob duas dormas:

  • - calor (energia térmica)

  • - luz (energia fotovoltaica)


energiasolar

As tecnologias solares térmicas usam o calor do Sol para aquecer substâncias (como água ou ar) para usar em aquecimento de espaços, salas, piscinas e também no aquecimento da água de casas ou empresas.

Existem no mercado muitos produtos que utilizam esta energia. Estes produtos são chamados de colectores térmicos ou paineis solares e podem ser montados em telhados ou outros locais com exposição solar.


O calor do Sol pode também ser usado para produzir electricidade em grande escala, convertendo essa energia proceniente do calor, em energia mecânica.


 

energiasolar2.jpgA energia fotovoltaica é frequentemente confundida com a energia térmica solar, e é de facto a ela que as pessoas se referem quando falam em energia solar. A energia fotovoltaica (foto=luz voltaica=electricidade) usa uma tecnologia semi-conductora (semelhante ao microchip) que converte luz directamente em corrente eléctrica que pode ser imediatamente utilizada ou armazenada, tal como uma pilha ou bateria, para uso posterior.


Os painéis/módulos fotovoltaicos são extremamente versáteis e podem ser montados em inúmeros lugares e em vários tamanhos, com aplicações diferentes, por exemplo, em telhados e terraços de edifícios, em telefones de emergência à beira de estradas, ou em grandes terrenos, montados em fileira.


Hoje em dia, os paineis solares estão a ser integrados na construção dos edificios , quase que substituindo os telhados destes, permitindo o aquecimento de água e a iluminação.



  • Energia Eólica

    O Vento é simplesmente a deslocação do ar. A origem do vento é complexa e deve-se às diferenças de temperatira da Terra, aquecida pelo Sol desproporcionadamente e também pelas zonas àridas e deseryas aquecerem (e arreferecerm) mais rapidamente que os oceanos e mares.


 
Votar
 

 
comments powered by Disqus