Por Favor aguarde...
Ambiente
Imprimir    

Obama: «Eu vim aqui para Agir»

Obama: «Eu vim aqui para Agir»

"A nossa habilidade para tomar acções conjuntas está em dúvida", disse Barack Obama, presidente norte-americano, durante o Plenário, em Copenhaga, há umas horas.


Obama foi o quinto a discursar, mas tomou o plenário. Ele tornou claro que ele não foi a Copenhaga para falar, mas sim para agir.

Sendo a maior economia mundial e o segundo maior emissor de gases com efeito de estufa, os EUA têm uma responsabilidade, disse Obama e acrescentou que a América vai continuar no sentido de uma economia mais verde. Contudo, acrescenta: "seremos mais fortes se agirmos juntos".

Barack Obama dirigiu-se aos outros Chefes de Estado e Governantes que é imperativo agir: "com um mecanismo para rever se estamos a cumprir os nossos compromissos e para trocar informação de uma forma transparente". Sem esse compromisso, sem um acordo, tudo isto serão, segundo Obama, "palavras vazias, num papel".

"Mitigação. Transparência. E Financiamento. É uma formula clara - uma formula que engloba os princípios de respostas diferenciadas mas comuns e de acordo com as respectivas capacidades." Foram as palavras de Obama, que acrescenta que tem que ser um acordo "que nos leve mais longe do que já alguma vez fomos como comunidade internacional".

Por fim, o presidente norte-americano, aconselhou ainda os líderes mundiais para "escolher acção em vez de inacção; o futuro em vez do passado - com coragem e fé, deixai-nos ir ao encontro da nossa responsabilidade para com o nosso povo e pelo futuro do nosso planeta".



18-12-2009

 

Fechar