Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Qual a importância que dá à ecologia no dia-a-dia?

Ver Resultados

Novos estudos: Impacto das Alterações Climáticas no Oceano

Novos estudos: Impacto das Alterações Climáticas no Oceano


Durante a Conferência de Copenhaga têm vindo a público vários estudos muito reveladores do impacto real que as alterações climáticas terão num futuro próximo.



Os dois estudos mais recentemente apresentados dizem respeito ao nível das águas e outras consequências e impactos que as alterações climáticas terão nos nossos mares e oceanos:

Nível das Águas vai Subir mais depressa do que se pensa
As novas estimativas da alteração do nível das águas, e que incluem o derretimento das camadas de gelo, são maiores que as estimadas em 2007, pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).

Inicialmente era previsto que o nível das águas dos oceanos subisse entre 18 a 59 centímetros, em 2100.
Agora, o Programa de Monitoramento e Avaliação do Artico (Arctic Monitoring and Assessment Programme), estima que a subida vá ser de mais do dobro.

A Professora Dorthe Dahl-Jensen do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhaga disse, no artigo: "hoje estima-se que, até 2100, o nível dos oceanos devem subir de meio metro a 1,5 metros. É um dramático aumento no nível do mar nos próximos 100 anos e é algo que perturba todos nós".

Os danos aos ecossistemas dos oceanos são irreversiveis

Um outro estudo, apresentado pelo secretariado da  Convenção da Bio-Diversidade (CBD), mostra que em 2050 a acidez do mar vai aumentar 150%. Este aumento é 100 vezes mais rápido que qualquer alteração na acidez do ambiente marítimo nos últimos 20 milhões de anos.

  • A explicação?

De acordo com os estudos, os mares e oceanos absorvem cerca de um quarto (1/4) do Dióxido de Carbono (CO2), libertado para a atmosfera, pela queima de combustível fóssil, desflorestação e outras actividades humanas.
Com a libertação de mais e mais CO2, os oceanos têm absorvido mais quantidades a uma velocidade superior.

Sem a capacidade de absorção dos oceanos, os níveis de CO2 na atmosfera serão muito superiores aos actuais e os efeitos globais das alterações climáticas serão mais severos e marcantes.

Além disso, a absorção do dióxido de carbono na atmosfera tem gerado alterações no equilíbrio químico dos oceanos, fazendo com que fiquem mais ácidos.



14-12-2009

  • E Depois? O 'Acordo de Copenhaga'

    Sexta-feira, os líderes provenientes dos EUA, China, Índia, Brasil e África do Sul chegaram a um acordo, que foi reconhecido no sábado pelas Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas.

  • Chefes de Estado esperam pela sua Hora

    A reunião de porta fechada com o Presidente Obama arrasta-se.

  • O Fim: Sessão de Plenário começa

    A grande Sessão de Plenário, agendada para as 11horas da manha, finalmente começou.

  • Obama: «Eu vim aqui para Agir»

    "A nossa habilidade para tomar acções conjuntas está em dúvida", disse Barack Obama, presidente norte-americano, durante o Plenário, em Copenhaga, há umas horas.

  • Presidente da Cimeira de Copenhaga Demite-se

    A poucos dias do fim da Conferencia de Copenhaga, os ânimos começam a exaltar-se. E as decisões precisam ser tomadas.

  • Risco de Fracasso nas Negociações

    O Primeiro Ministro britânico, Gordon Brown, o primeiro sinal de progresso nas negociações poderá avistar-se hoje, quarta feira, com as novas propostas para as alterações climáticas vindas do negociador da União Africana, Meles Zenawi.

  • India exige deadline para negociações

    O Ministro do Ambiente indiano, Jairam Ramesh, insiste categoricamente que se chegue a um acordo rapidamente, e a um documento global que ultrapasse o actual Protocolo de Quioto, até à noite de hoje, terça feira, 15 de Dezembro.

  • China acusa Países Desenvolvidos pelo Clima

    A China acusou os países desenvolvidos por se escaparem, ao que dizem ser, a sua obrigação no combate às alterações climáticas e alertou que as conversações das nações unidas em Copenhaga entraram num estado critico.

  • Schwarzenegger: Estados são Chave no Combate ao...

    O Governador da Califórnia (e actor), Arnold Schwarzenegger, diz que os países não podem resolver o problema das alterações climáticas sem a ajuda dos estados, cidades, regiões, activistas, cientistas e universidades.

  • Schwarzenegger: «Cuidado com as Medidas...

    Schwarzengger afirma que os políticos não têm que escolher entre um ambiente limpo e o crescimento económico.

  • Progressos em Copenhaga: Protecção da Floresta

    Existe um mútuo assentimento de que, a haver um novo acordo, os países tropicais que impedem a rápida desflorestação devem ser recompensados.

  • Alterações Climáticas em Portugal

    Sofremos com o frio, mas somos o 12º país com melhor desempenho em cumprir as regras sobre as alterações climáticas.

    Dados do Índice de Desempenho de Alterações Climáticas (CCPI).


  • Obama apela ao Mundo: Confrontar as Alterações...

    Obama pretende chegar a um acordo para delinear um limite para as emissões de gases com efeito de estufa, em Copenhaga, para a semana que vem, onde cerca de 200 nações estão a discutir formas de refrear as alterações climáticas.

  • Faça perguntas aos líderes Mundiais

    O YouTube em parceria com a CNN e a organização da Cimeira de Copenhaga estão a organizar um sistema que garante que toda a gente no mundo será ouvida.

    Explique-se melhor: No Canal COP15, no Youtube, qualquer pessoa pode fazer questões sobre o clima.

  • Protocolo de Quioto

    Conheça o Protocolo de Quioto. O Protocolo de Quioto é um acordo assinado, na sequência das Conferências sobre as alterações atmosféricas, que terminaram em Quioto, em 1997, com a assinatura do Protocolo de Quioto. Veja aqui o que precisa saber sobre o Protocolo que expira já em 2012.

  • CO2 - Causa das Alterações Climáticas?

    Será o Dióxido de carbono (CO2) a principal causa das alterações climáticas a que temos vindo a assistir e que prometem continuar a piorar? Descubra aqui o que precisa saber sobre este gás.

  • Suécia dispõe € 800 milhões para Fundo das...

    A Suécia está disposta a dar 800 milhões de Euros para ajudar os países em vias de desenvolvimento a lutar contra as alterações climáticas.

    A porta-voz do governo sueco, Roberta Alenius diz que o primeiro ministro, Fredrik Reinfeldt, irá anunciar a

  • Alterações Climáticas: O que esperar, se nada...

    Será que é possível prever o nosso futuro? Ainda vamos a tempo? O que podemos esperar das alterações climáticas?

    Prever as consequências do aquecimento global é uma das maiores e mais difíceis tarefas, para os investigadores mundiais da área.
    E

  • Bicicletas gratis tornam-se sucesso na...

    Conferência de Copenhaga:

    Bicicletas grátis tornam-se grande sucesso entre os representantes de várias empresas e países.


    Os delegados estão felizes por utilizar este meio de baixas emissões para se deslocarem pela cidade Dinamarquesa, entre hotéis e reuniões.

  • Cimeira de Copenhaga Começa Hoje

    A ONU prevê que a cimeira de Copenhaga se torne histórica.


    Na capital dinamarquesa, vão-se discutir os próximos passos, a nível mundial, contra o aquecimento global.

Notícias por mês:  
 
Votar

 
comments powered by Disqus