Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Qual a importância que dá à ecologia no dia-a-dia?

Ver Resultados

Alterações Climáticas em Portugal

Alterações Climáticas em Portugal

Sofremos com o frio, mas somos o 12º país com melhor desempenho em cumprir as regras sobre as alterações climáticas. Dados do Índice de Desempenho de Alterações Climáticas (CCPI).



Vaga de Frio


A propósito de Copenhaga e Alterações Climáticas, nada melhor que sair à rua: onde está frio!

As previsões meteorológicas apontam para uma descida drástica da temperatura: Quase todo o país vai ficar abaixo de zero.

Esta vaga de frio que se começou a sentir esta semana vai manter-se até, no mínimo, quarta-feira - dia em que deverá começar a chover, ou a nevar, com alguma intensidade.

A vaga de frio tem origem num anticiclone, situado nas ilhas britânicas, e que está a afectar Portugal e Espanha, principalmente. Contudo, o Instituto de Meteorologia assegura que estas são temperaturas normais para esta época do ano. Mas será que é normal serem tão repentinas?



Desempenho em Copenhaga


Um estudo, realizado recentemente, revela que nenhum país "pode ser destacado como tendo um desempenho satisfatório no que respeita à protecção do clima", no entanto há uns com melhor desempenho que outros.

- Os melhores:

O Brasil, a Suécia, o Reino Unido e a Alemanha são os países com melhores desempenhos em termos ambientais, mas Portugal não se fica muito atrás. No inicio do ano, estávamos na 15ª posição, mas agora já subimos três lugares, ocupando o 12º lugar.

O 12º lugar, justifica o comunicado emitido pela Quercus, reflecte as medidas implementadas, ou em vias de, para reduzir as emissões. Nomeadamente no que diz respeito às energias renováveis, que têm sobreposto as políticas de conservação e eficiência energética.

O Índice de Desempenho de Alterações Climáticas para 2010 "não tem vencedores, porque nenhum país está a fazer o esforço necessário para evitar uma alteração climática com consequências dramáticas", acrescenta a Quercus.
O índice de desempenho de alterações climáticas (CCPI) resulta de três componentes:

  • 1. a evolução das emissões poluentes nos últimos anos nos sectores da energia eléctrica, transportes, residencial e indústria (50%);
  • 2. o nível de emissões relacionadas com energia (30%); e
  • 3. a avaliação das políticas climáticas do país em termos nacionais e internacionais (20%).


- Os Piores:
Os países que ocupam os piores lugares são a Arábia Saudita (o pior), o Canadá (segundo pior), a Espanha, em 32º lugar e os Estados Unidos da América, em 53º lugar.

O estudo foi realizado pela GermanWatch, uma organização não-governamental para o ambiente, e pela Rede Europeia de Acção Climática (a que pertence a portuguesa Quercus).



14-12-2009

  • E Depois? O 'Acordo de Copenhaga'

    Sexta-feira, os líderes provenientes dos EUA, China, Índia, Brasil e África do Sul chegaram a um acordo, que foi reconhecido no sábado pelas Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas.

  • Chefes de Estado esperam pela sua Hora

    A reunião de porta fechada com o Presidente Obama arrasta-se.

  • O Fim: Sessão de Plenário começa

    A grande Sessão de Plenário, agendada para as 11horas da manha, finalmente começou.

  • Obama: «Eu vim aqui para Agir»

    "A nossa habilidade para tomar acções conjuntas está em dúvida", disse Barack Obama, presidente norte-americano, durante o Plenário, em Copenhaga, há umas horas.

  • Presidente da Cimeira de Copenhaga Demite-se

    A poucos dias do fim da Conferencia de Copenhaga, os ânimos começam a exaltar-se. E as decisões precisam ser tomadas.

  • Risco de Fracasso nas Negociações

    O Primeiro Ministro britânico, Gordon Brown, o primeiro sinal de progresso nas negociações poderá avistar-se hoje, quarta feira, com as novas propostas para as alterações climáticas vindas do negociador da União Africana, Meles Zenawi.

  • India exige deadline para negociações

    O Ministro do Ambiente indiano, Jairam Ramesh, insiste categoricamente que se chegue a um acordo rapidamente, e a um documento global que ultrapasse o actual Protocolo de Quioto, até à noite de hoje, terça feira, 15 de Dezembro.

  • China acusa Países Desenvolvidos pelo Clima

    A China acusou os países desenvolvidos por se escaparem, ao que dizem ser, a sua obrigação no combate às alterações climáticas e alertou que as conversações das nações unidas em Copenhaga entraram num estado critico.

  • Schwarzenegger: Estados são Chave no Combate ao...

    O Governador da Califórnia (e actor), Arnold Schwarzenegger, diz que os países não podem resolver o problema das alterações climáticas sem a ajuda dos estados, cidades, regiões, activistas, cientistas e universidades.

  • Schwarzenegger: «Cuidado com as Medidas...

    Schwarzengger afirma que os políticos não têm que escolher entre um ambiente limpo e o crescimento económico.

  • Progressos em Copenhaga: Protecção da Floresta

    Existe um mútuo assentimento de que, a haver um novo acordo, os países tropicais que impedem a rápida desflorestação devem ser recompensados.

  • Novos estudos: Impacto das Alterações...


    Durante a Conferência de Copenhaga têm vindo a público vários estudos muito reveladores do impacto real que as alterações climáticas terão num futuro próximo.



    Os dois estudos mais recentemente apresentados dizem respeito ao nível das águas e outras


  • Obama apela ao Mundo: Confrontar as Alterações...

    Obama pretende chegar a um acordo para delinear um limite para as emissões de gases com efeito de estufa, em Copenhaga, para a semana que vem, onde cerca de 200 nações estão a discutir formas de refrear as alterações climáticas.

  • Faça perguntas aos líderes Mundiais

    O YouTube em parceria com a CNN e a organização da Cimeira de Copenhaga estão a organizar um sistema que garante que toda a gente no mundo será ouvida.

    Explique-se melhor: No Canal COP15, no Youtube, qualquer pessoa pode fazer questões sobre o clima.

  • Protocolo de Quioto

    Conheça o Protocolo de Quioto. O Protocolo de Quioto é um acordo assinado, na sequência das Conferências sobre as alterações atmosféricas, que terminaram em Quioto, em 1997, com a assinatura do Protocolo de Quioto. Veja aqui o que precisa saber sobre o Protocolo que expira já em 2012.

  • CO2 - Causa das Alterações Climáticas?

    Será o Dióxido de carbono (CO2) a principal causa das alterações climáticas a que temos vindo a assistir e que prometem continuar a piorar? Descubra aqui o que precisa saber sobre este gás.

  • Suécia dispõe € 800 milhões para Fundo das...

    A Suécia está disposta a dar 800 milhões de Euros para ajudar os países em vias de desenvolvimento a lutar contra as alterações climáticas.

    A porta-voz do governo sueco, Roberta Alenius diz que o primeiro ministro, Fredrik Reinfeldt, irá anunciar a

  • Alterações Climáticas: O que esperar, se nada...

    Será que é possível prever o nosso futuro? Ainda vamos a tempo? O que podemos esperar das alterações climáticas?

    Prever as consequências do aquecimento global é uma das maiores e mais difíceis tarefas, para os investigadores mundiais da área.
    E

  • Bicicletas gratis tornam-se sucesso na...

    Conferência de Copenhaga:

    Bicicletas grátis tornam-se grande sucesso entre os representantes de várias empresas e países.


    Os delegados estão felizes por utilizar este meio de baixas emissões para se deslocarem pela cidade Dinamarquesa, entre hotéis e reuniões.

  • Cimeira de Copenhaga Começa Hoje

    A ONU prevê que a cimeira de Copenhaga se torne histórica.


    Na capital dinamarquesa, vão-se discutir os próximos passos, a nível mundial, contra o aquecimento global.

Notícias por mês:  
 
Votar

 
comments powered by Disqus