Por Favor aguarde...
Ambiente
Imprimir    

Alterações Climáticas: O que esperar, se nada fizermos!

Alterações Climáticas: O que esperar, se nada fizermos!

Será que é possível prever o nosso futuro? Ainda vamos a tempo? O que podemos esperar das alterações climáticas?

Prever as consequências do aquecimento global é uma das maiores e mais difíceis tarefas, para os investigadores mundiais da área.
E porquê?



O que pode acontecer?
Muitos dos efeitos do aquecimento global foram bem documentados e entre as consequências prováveis, estas são as mais prováveis:

Mais secas e mais cheias:
Quando o tempo aquece, a evaporação da terra e do mar aumenta.
Isto faz com que a concentração de água na atmosfera seja grande, provocando chuvas adicionais, provocando cheias. Ou grandes secas, em zonas onde a evaporação da água não é compensada pela chuva.

Menos gelo e neve:
Os glaciares estão a encolher a olhos vistos. A tendência é para que o gelo derreta mais depressa que a ultima estimativa do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change). Em áreas dependentes da água que derrete das zonas montanhosas, pode resultar em secas, e falta de água potável.
De acordo com o IPCC, um sexto da população mundial vai ser afectado por estes fenómenos.

Catástrofes Naturais Extremas
:
O clima quente vai provavelmente gerar mais ondas de calor, como as que temos experienciado, assim como grandes chuvadas e vai levar possivelmente a um aumento do numero de tempestades.

Subida do Nível da Águas:
O nível do mar vai subir por duas razões:


Como resolver...?

Para ter uma noção da extensão das consequências das alterações climáticas, os investigadores estão a trabalhar com variados cenários que mostram possíveis desenvolvimentos.


 

 

Fechar