Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Qual a importância que dá à ecologia no dia-a-dia?

Ver Resultados

Portugal cumprirá Quioto

Portugal cumprirá Quioto

Entre 2008 e 2012, Portugal cumprirá as metas de Quioto, apenas com uma derrapagem de 5%. Esse valor corresponde a mais 19,91 mil milhões de toneladas de CO2 que o estabelecido pelo Protocolo.

No entanto, devido à crise económica, que reduziu em 3% o consumo de energia, será permitido ultrapassar esta percentagem de forma a cumprir as metas, que se traduzem no aumento de 27% do ano 1990.


Portugal cumprirá os objectivos através do uso das energias renováveis (nomeadamente a eólica) e o comércio de emissões. Através do Fundo de Carbono, Portugal poderá adquirir créditos externos desenvolvendo projectos de redução de emissões em países ainda por se desenvolver.


Por desenvolver estão ainda um sistema de transporte mais eficaz e a questão da eficiência energética doméstica.



27-11-2009

  • China reduzirá 45% no carbono


    Um dos países mais poluentes do mundo comprometeu-se a reduzir as emissões de carbono em 45% até 2020.

    Para atingir esse objectivo vão ser usadas políticas reforçadas (financeiras e fiscais), podendo o país atravessar algumas dificuldades, de forma


  • Portugueses e o consumo de água

    Foi feito um estudo que incidiu em 4 milhões de registo de consumo de 288 mil habitantes em 10 municipios e apurou que são 109 os litros de água que cada português gasta diariamente.
    Nos ambientes urbanos, os valores sobem para os 137 litros.

    40% dos


  • India e EUA assinam acordo para tecnologias...

    Os EUA e a Índia assinaram recentemente um acordo para desenvolver em conjunto tecnologias mais amigas do ambiente, que produzam energia menos poluente.


    O documento reforça a cooperação em matérias da climatologia, mudança climática e redução das

  • Central de ciclo combinado da EDP foi inaugurada

    A central de ciclo combinado da EDP (Energias de Portugal) instalada em Lares, Figueira da Foz, foi inaugurada hoje depois de três meses em funcionamento. Este investimento de 400 milhões de euros,  que envolveu 250 empresas, representa uma

  • Cenário negro para futuro do planeta

    A duas semanas da Conferência Climática de Copenhaga, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) apresentou um cenário bastante pessimista para o futuro do planeta Terra.


    A concentração dos gases tóxicos aumentou 38% desde o séc. XVIII e há tendência

  • Central fotovoltaica inaugurada hoje em Loures

    É inaugurada hoje a central fotovoltaica Marl Energia em Loures. Esta central foi criada no final de 2008, tendo um investimento de 31 milhões.

    É constituída por 11 edifícios, 24 postos de transformação com potências entre os 250 e 315KVA; 28,000

  • Como as alterações climáticas igualam a menos CO2

    Devido ao aquecimento global e consequentes alterações climáticas, milhares de casas ainda não conheceram a funcionalidade dos aquecedores e ar condicionados neste Outono. 

    Na Europa, ainda se conhecem dias do sol  ou mais quentes que o habitual e

  • Anúncio televisivo polémico alerta para Copenhaga

    Foi lançado no Reino Unido, pela organização ambiental Plane, um anúncio que pretende sensibilizar para as alterações climáticas, em jeito de preparação para a Conferência de Copenhaga, a realizar-se de 7 a 18 de Dezembro.


    No vídeo vê-se uma cidade

  • Planet Earth Lisbon 2009

    Realiza-se em Lisboa o evento de encerramento do Ano Internacional da Terra. Será um evento de 3 dias intitulado "Planet Earth Lisbon 2009" que reunirá grupos de políticos, cientistas e industriais. Vão ser discutidos objectivos e novas

  • WWF Portugal: Votar é ajudar o planeta

    Está aberta a campanha da WWF (organização de conservação da Natureza) para promover a luta contra o aquecimento global, a 17 dias da Conferência de Copenhaga. 


    Figuras públicas portuguesas de várias áreas já deram a cara a esta campanha, como

  • Eficiência energética - o caro sai barato

    Foi apresentado na Expo Energia 09, no Tagus Park, o projecto "Casa + Building Codes", um estudo elaborada pela Manchester Business School, após o estudo de mais de 100 mil certificados emitidos pela Agência para a Energia (ADENE).

    Desde Janeiro de

  • Homens poluem mais que as mulheres

    Segundo um estudo das Nações Unidas publicado hoje que estuda a relação entre as mulheres e o clima, as mulheres preocupam-se mais com o ambiente do que os homens.

    Têm mais iniciativa para comprar produtos que são amigos do ambiente e fazer

  • Lisboa, qualidade do ar e lixo

    Ainda no estudo da Economist Intelligence Uni para a Siemens, para a Siemens, foi analisada a qualidade do ar de 30 cidades europeias, estando a capital portuguesa a ocupar o 24ºlugar.

    Lisboa teve apenas 4.93 pontos (contra dez), sendo a média 6.75

  • Al Gore lança novo livro «A Nossa Escolha»

    O novo livro de Al Gore, aquele que é considerado o "mentor" das questões ambientais, acaba de chegar às livrarias portuguesas. "A Nossa Escolha - um plano para resolver a crise climática" lançada pela editora Esfera do Caos reúne várias dicas para

  • Lacunas na legislação lança polémica

    Segundo um estudo divulgado pela Quercus, a legislação europeia tem algumas lacunas no que toca aos veículos eléctricos e à emissão de CO2.

    Aparentemente os veículos eléctricos não emitem CO2. No entanto a electricidade que os alimenta é proveniente

  • Copenhaga: continuam os preparativos

     A Conferência de Copenhaga vai realizar-se entre os dias 7 e 18 de Dezembro.


    Brasil chegou-se à frente para declarar que vai apresentar uma proposta em Copenhaga: pretende a redução de emissões de CO2 em 40% até 2020.
    Foi a decisão tomada na passada

  • Lisboa é a 9ºcidade com mais energia

    No mesmo estudo "Economist Intelligence Unit" desenvolvido para a Siemens, outra categoria foi a energia. Lisboa teve 5,88  pontos (em 10), tendo ocupado a 9º posição, entre 30 cidades. A média global foi de 4.90 pontos, por isso Lisbou foi além das

  • Torre eólica mais eficiente do mundo é portuguesa

    A E82, a torre ecológica mais eficiente do mundo, é portuguesa. Foi fabricada em Sever do Vouga, pela A. Silva Matos, que trabalha na área da energia, e desenvolvida pela empresa alemã Enercon.

    Produz mais energia eléctrica, a 30%, que as normais.

  • Google investe nas energias renováveis

    A chegada de Bill Weihl, do MIT - Massachusetts Institute of Technology, à Google trouxe algumas mudanças.

    Desde há dois anos que a companhia mais valiosa da Web lançou um desafio: encontrar uma fonte de energia alternativa ao carvão. As

  • Lisboa ocupa 18ºposição nas cidades...

    A Siemens desenvolveu um estudo com a Economist Intelligence Unit de forma a apurar as 30 cidades mais sustentáveis, com dados de 2007 e 2008. Lisboa ficou-se pela 18ºposição, com uma pontuação de 57,25 valores (em 100). A média dos países foi de

  • Portugal adere à Climate Alliance

    A Câmara Municipal de Cascais vai aliar-se ao projecto "Climate Alliance", já em 2010. Trata-se de uma organização internacional que tem como principal objectivo combater as alterações climáticas, através da compra de produtos sejam amigos do

  • Campos de golfe podem ajudar o ambiente

    Os golfes têm sido até à data alvo de críticas por parte dos ambientalistas, devido ao consumo excessivo de água, uso de pesticidas, destruição dos habitats dos animais.

    No entanto, segundo a Royal Society for the Protection of Birds, que

  • Maldivas em grande luta contra as alterações...

    O arquipélago das Maldivas tem tentado adoptar várias medidas ambientais, tendo uma atitude confiante na luta contra as aleraçoes climáticas e os seus efeitos.

    Como tal, foi elaborado e apresentado um plano de 10 anos para reduzir ou cortar o uso de

  • Um 1/3 dos animais está em extinção

    A União Internacional para a Conservação da Natureza divulgou hoje que mais de um terço de espécies conhecidas correm perigo de extinção.

    A IUCN divulgou a "lista vermelha" onde estavam listado um total de 17 291 de espécies ameaçadas, quando existem

  • Treehouse vai sair de Lisboa

    O hotel ecológico vai estar no Jardim da Estrela até ao próximo dia 8 de Novembro, inserido no Experimenta Design.
    Aquela que aparenta ser uma cabana está surpreendentemente equipada com sofá-cama, casa-de-banho, água potável e um terraço, para os

  • Eólica doméstica custa menos electricidade

    As eólicas domésticas são ou poderão ser uma boa ferramenta quando se trata de poupar em electricidade no futuro. A ideia é muito simples: aproveitar o vento para produzir em energia eléctrica.

    Tratam-se de aerogeradores para instalar em casa, que

Notícias por mês:  
 
Votar

 
comments powered by Disqus