Por Favor aguarde...
Ambiente
Imprimir    

Avião movido a energia solar é apresentado hoje

Avião movido a energia solar é apresentado hoje

Depois de apresentado na Suiça, chegou a vez de Portugal conhecer o primeiro avião movido a energia solar, Solar Impulse. A Solvay irá apresentar hoje dia 13 de Outubro, a maqueta do avião.

Trata-se uma iniciatica de Bertrand Piccard, que fez uma volta ao mundo, num balão de ar quente, em 1999, e assim sentiu-se impulsionado para fazer o mesmo com Solar Impulse, daqui a dois anos, mostrando que é possível viajar sem utilizar combustível e assim não são emitidos gases tóxicos para a atmosfera.

Este avião tem a capacidade de suportar pressões  a grandes altitudes, ainda que tenha sido construído com materiais mais leves, mas não menos resistentes.


Tem uma envergadura de 80 metros, de forma a minimizar a quantidade energia necessária para se manter no ar e irá oferecer uma superfície máxima para as células solares, que permitirá uma auto-sustentação de 8 kg/m2 e estar mais sensível às turbulências.


As células fotovoltaicas geram electricidade que servirão para impulsionar o avião e recarregar as baterias, sendo o voo nocturno possível. A energia está armazenada em baterias de lítio, localizadas dentro das asas.


Saiba mais aqui


13-10-2009

 

Fechar