Por Favor aguarde...
Ambiente
Imprimir    

Cidades são as primeiras a combater as alterações climáticas

Cidades são as primeiras a combater as alterações climáticas

As cidades serão muito importantes no combate às alterações climáticas. Como? Segundo a Siemens, multinacional alemã, se forem adoptadas medidas de poupança energéticas, isso significará uma baixa de 90% das emissões de CO2 (dióxido de carbono).
À sustentabilidade de todos os elementos - desde os veículos à alimentação, passando pelos electrodomésticos e dos edificios, entre outros - no futuro juntar-se-ão as cidades. Essas consomem 75% da energia mundial, e geram 80% de emissões de CO2 e com o aumento da população a viver nas cidades, a tendência é que esses valores aumentem cada vez mais.

Seria importante o investimento nos transportes, como a substituição do avião pelo ferroviário, pois comboios de alta velocidade emitem apenas um décimo de CO2 em comparação ao emitido pelos aviões. Outro investimento seria na ordem da gestão de transito, de forma a evitar o pára-arranca e as consequentes emissões de CO2, completamente desnecessárias.
Proveitosa seria também a existência de transportes públicos híbridos (como os autocarros), metro de superfície, sistemas inteligentes, ou pelo menos, um uso inteligente dos sistemas sustentáveis, como iluminação, segurança e vigilância, de aquecimento e comunicação.




29-09-2009

 

Fechar