Por Favor aguarde...
Ambiente
Imprimir    

Cocktail de Bacterias contra Poluentes

Cocktail de Bacterias contra Poluentes

Um estudo realizado por investigadores portugueses concluiu que é possível degradar poluentes orgânicos com a utilização de um cocktail de bactérias.



O estudo, realizado por um grupo de investigadores do Porto, releva que um cocktail de bactérias poderá ajudar a degradar poluentes orgânicos em locais de contaminação por metais pesados no solo.

As experiências consistiram na mistura de bactérias resistentes a ambientes em que existe uma alta concentração de metais pesados, ajudando à sobrevivência de microorganismos que combatem e degradam os poluentes orgânicos.

Entre os poluentes capazes de ser degradados por estes cocktails estão um determinado aditivo da gasolina (MTBE) e um solvente para remover manchas de partes metálicas (TCE). As experiências utilizaram bactérias vindas das margens de um canal poluído da Ria de Aveiro e pequenas quantidades de solo para as experiências de laboratório.

Na experiência foi possível que a proliferação normal das bactérias acontecesse, uma vez que os metais pesados não inibiram a sua proliferação, permitindo assim a actividade de degradação dos poluentes MTBE e TCE.


10-09-2009

 

Fechar